Placeholder image


 
Para obter oficialmente a nacionalidade alemã, o descendente de alemão deve fazer um requerimento para o reconhecimento da nacionalidade alemã. Se o requerimento for deferido, você receberá um certificado de nacionalidade alemã, ou seja, uma certidão que confirma que você é cidadão alemão. Esse processo é diferente de um processo de naturalização, já que nesse caso apenas será constatado oficialmente que você tem a cidadania alemã desde o seu nascimento pelo fato de ser descendente direto de alemães. O certificado de nacionalidade alemã não equivale a certidão de nascimento alemã, mas com ele já se pode requerer o passaporte alemão.
Os documentos exigidos para se dar início do processo de reconhecimento de nacionalidade alemã em regra são: As certidões de nascimento, casamento e óbito dos ascendentes até chegar ao descendente alemão que a está solicitando; A certidão de nãonaturalização do primeiro que imigrou para o Brasil; O registro de entrada no Brasil. No entanto pode haver necessidade de mais documentos, dependendo do caso específico. Caso haja algum documento faltando, deve-se providencia-lo. Por uma questão de economia de custo para o cliente, nós recomendamos que os documentos emitidos no Brasil sejam providenciados pelo próprio cliente. Nós damos toda a orientação de como e onde eles podem ser obtidos. É claro que nós também podemos providencia-los, caso o cliente assim prefira.
No Brasil um processo demora em média de 2 a 4 anos. Mas pode variar bastante dependendo do consulado. Na Alemanha o processo é possível de ser finalizado em 6 meses a 1 ano, quando já se tem todos os documentos pedidos.
A principal vantagem de se fazer o processo de reconhecimento de cidadania alemã diretamente na Alemanha é o tempo que se economiza. Na Alemanha é menos da metade do tempo do que o processo leva do Brasil. Além disso, ter um escritório contratado na Alemanha permite que o seu processo seja acompanhado de perto e que se verifique se foi feita mais alguma exigência por parte do governo alemão, tomando-se as devidas providências com mais rapidez. Outra grande vantagem do processo feito na Alemanha é que podemos pesquisar e retirar diretamente qualquer documento alemão (certidões de nascimento, casamento, óbito, etc.), necessários ao processo, junto a órgãos públicos alemães. A obtenção de tais documentos desde o Brasil seria muito mais difícil e cara.
Tem direito a cidadania alemão ou ao reconhecimento da nacionalidade alemã todo aquele descendente de alemão que comprova a sua ascendência através de documentos, certidão de nascimento, etc. Não existe um limite relativo ao número de gerações. Havendo comprovação um bisavô pode transmitir ao bisneto por exemplo.
Para se adquirir a cidadania ou nacionalidade alemã por transmissão familiar deve-se ter ascendência alemã comprovada por documentos (certidão de nascimento, etc.). De posse desses documentos deve-se dar entrada no requerimento para o processo de reconhecimento de cidadania alemã junto aos consulados alemães no Brasil ou diretamente na Alemanha junto ao Escritório Federal de Administração.